Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na manhã nesta quarta-feira (2), a médica infectologista Luana Araújo, que foi nomeada como secretária extraordinária do Ministério da Saúde de Enfrentamento à Covid no dia 12 de maio, mas não chegou a exercer o cargo, disse que a chamada imunização natural de rebanho não tem efeito para conter a pandemia da Covid-19.



“O grau de transmissibilidade do vírus e a capacidade de fazer dele uma doença mais grave resultam nas variantes. Uma imunidade de rebanho natural da Covid-19 é impossível de ser atingida. Não é uma estratégia inteligente”, afirmou a especialista.

“A gente consegue isso [a imunidade] com a vacinação. Porque a gente consegue induzir uma resposta imunológica mais rápida e muito mais sólida do que a infecção natural”, explicou a médica.

Além disso, ela disse que tentar imunizar sem vacinação é um método que traz tormento à população. “A gente atinge a imunidade de rebanho com a vacinação sem sofrimento. Não posso imputar sofrimento e morte a uma população simplesmente para atingir uma imunidade de rebanho, isso não existe. Pra mim é muito estranho estar discutindo esse tipo de coisa”, destacou.



Deixe sua opinião